segunda-feira, 26 de março de 2012

JOÃO 14 - Moradas na Casa do Pai


JOÃO 14 - Moradas na Casa do Pai


O estudo das Escrituras deve obedecer a alguns critérios. O temor a Deus e a busca de entendimento pela atuação do Espírito Santo são indispensáveis. Mas há um terceiro item a ser considerado: a concordância e a coerência entre o texto e seu contexto e entre este e o resto da Bíblia. “Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.” (Is 28:10)
Muitos erram, exatamente por estabelecerem uma doutrina sobre um versículo ou texto isolado. A passagem de João 14 é um exemplo disto. Na verdade, é impossível enterdermos este texto, sem analisarmos os versículos finais do capítulo 13. È bom lembrarmos que nos originais das Escrituras, não havia divisão de capítulos, versículos, títulos e subtítulos.

OS JUDEUS NÂO SABIAM PARA ONDE JESUS IA, E NÃO PODIAM SEGUÍ-LO


João 7:33-36  Disse-lhes Jesus: Ainda por um pouco de tempo estou convoscoe depois irei para junto daquele que me enviou.  34  Haveis de procurar-me e não me achareis; também aonde eu estou, vós não podeis ir35  Disseram, pois, os judeus uns aos outros: Para onde irá este que não o possamos achar? Irá, porventura, para a Dispersão entre os gregos, com o fim de os ensinar? 36  Que significa, de fato, o que ele diz: Haveis de procurar-me e não me achareis; também aonde eu estou, vós não podeis ir?

João 8:21-23 De outra feita, lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir22 Então, diziam os judeus: Terá ele, acaso, a intenção de suicidar-se? Porque diz:Para onde eu vou vós não podeis ir23  E prosseguiu: Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, eu deste mundo não sou.
Nota: O homem é de baixo e recebeu de Deus a Terra que é seu lugar. O salmista eclarece: “Para fazeres justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem, que é da terra, já não infunda terror.” (Sl 10:18). “Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.” (Sl 115:16)

OS DISCÍPULOS TAMBÉM NÃO SABIAM


João 13:33  Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco; buscar-me-eis, e o que eu disse aos judeus também agora vos digo a vós outros: para onde eu vou, vós não podeis ir. 34  Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. 35  Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. 36Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus: Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás37 Replicou Pedro: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida. 38  Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes.

PERTURBADOS POR NÃO PODEREM SEGUÍ-LO, CONTINUAR JUNTOS DELE!


João 14:1-5  Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 3  E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. 4 E vós sabeis o caminho para onde eu vou. 5  Disse-lhe Tomé: Senhor,não sabemos para onde vais; como saber o caminho?

Nota: O fato dos judeus e dos díscipulos não saberem para onde Ele ia, prova que uma ida aos Céus era algo estranho e deconhecido naqueles dias. Igualmente prova que a preocupação dos discípulos não era de ir ao Céu, mas de continuar na companhia de Jesus. Por isto Jesus disse que depois, mais tarde, eles voltariam a seguí-lo. E, para consolá-los, deu-lhes o Espírito Santo, para com a Igreja permanecer até que Ele retornasse.

AS MORADAS ESTÃO NO CÉU, MAS DESCERÃO APÓS O MILÊNIO


Filipenses 3:20  Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Apocalipse 21:2  Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homensDeus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
Apocalipse 21:10  e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus,

Os textos que falam de uma cidade ou pátria nos Céus, portanto, estão corretos. O que se faz necessário é entender que ninguém vai morar nesta cidade, antes que termine o Milênio e antes que ela desça dos Céus!

Nota: Portanto, Nós não vamos ao Céu para habitar na cidade. Ela descerá após o Milênio e aí então Deus estará entre nós, enxugará nossas lágrimas e habitará conosco.

VAMOS ENTÃO NOS ASSENTAR NO TRONO E REINAR COM O MESSIAS


Apocalipse 3:21  Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

Lucas 1:31-33  Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. 32  Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33  ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.

Mateus 25:31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;


Onde estão os tronos de Davi?

O TRONO DE DAVI ESTA NA TERRA!



Salmo 122:1-5 Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém Jerusalém está edificada como uma cidade bem sólida,  aonde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, como testemunho de Israel, para darem graças ao nome do SENHOR, pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi.

Salmos 115:15, 16 Sede benditos do SENHOR, que fez os céus e a terra. Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.

Salmos 10:18  para fazeres justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem, que é da terra, não prossiga mais em usar da violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário