segunda-feira, 26 de março de 2012

O CAMINHO DAS BENÇÃOS


O CAMINHO DAS BENÇÃOS – 16/12/2007

O que mais se ensina e o que mais o povo busca nos dias de hoje?
a) Curas de enfermidades, prosperidade material, resolução de problemas, etc. b) Quebra de maldição.

  1. Dentro de nossa visão judaica, oferece o Eterno este tipo de apoio ao ser humano? Quem pode conseguí-lo? Só o povo judeu?

  1. É preciso correr atrás destas coisas? Qual é o caminho que nosso povo trilha, que lhe possibilita ser realmente abençoado e ser livre de maldições?
Não. Estas coisas nos vêm automaticamente e o segredo é a obediência. Nos temos que escolher o que queremos:
Dt 11:26-29 “Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: 27  a bênção, quando ouvirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos mando; 28  porém a maldição, se não ouvirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. 29 E será que, havendo-te o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra, a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim e a maldição sobre o monte Ebal.
Dt 30:1, 15, 16-19 ¶ E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delasentre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR, teu Deus; 15 ¶ Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal; 16 porquanto te ordeno, hoje, que ames o SENHOR, teu Deus, que andes nos seus caminhos e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas e te multipliques, e o SENHOR, teu Deus, te abençoe na terra, a qual passas a possuir. 17  Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, 18  então, eu te denuncio, hoje, que, certamente, perecerás; não prolongarás os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas. 19  Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente,

  1. Defina para nós, resumidamente, em que consiste estas bênçãos.

Dt 11:13-21 E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje te ordeno, de amar o SENHOR, teu Deus, e de o servir de todo o teu coração e de toda a tua alma, 14  então, darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhas o teu cereal, e o teu mosto, e o teu azeite. 15  E darei erva no teu campo aos teus gados, e comerás e fartar-te-ás. 16  Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles; 17  e a ira do SENHOR se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê a sua novidade, e cedo pereçais da boa terra que o SENHOR vos dá. 18 ¶ Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos, 19  e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; 20  e escreve-as nos umbrais de tua casa e nas tuas portas, 21  para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.

  1. Teríamos mais detalhes? Sim Ver bênçãos em Dt 28:1-14 e Maldições em Dt 28:15-68

  1. É certo os gentios se preocuparem e correrem atrás destas coisas? É certo haverem pobres? Quem corre atrás do necessário?
É natural, mas a falta de conhecimento os faz agir de forma errada e se tornarem vítimas dos oportunistas e enganadores (ver questão 7):
Mateus 6:31  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? 32  (Porque todas essas coisasos gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; 33  Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
Lucas 12:29, 30  Não pergunteis, pois, que haveis de comer ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. 30  Porque os gentios do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.
31  Buscai, antes, o Reino de Deus, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
Filipenses 4:6  Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

Êxodo 23:11  mas, ao sétimo, a soltarás e deixarás descansar, para que possam comer os pobres do teu povo, e do sobejo comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival.
Jeremias 39:10  Mas os pobres de entre o povo, que não tinham nada, deixou Nebuzaradã, capitão da guarda, na terra de Judá; e deu-lhes vinhas e campos naquele dia.
Marcos 14:7  Porque sempre tendes os pobres convosco e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes.
Lucas 4:18  O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,
O NECESSÁRIO: Provérbios 30:8  afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário;

  1. Obedecer a Torah não é coisa só pro povo de Israel? No caso não teria como os gentios serem também abençoados? Como deve proceder o gentio?
a)      Sim, daí a necessidade de, nos dias atuais, os gentios se converter, unindo-se a Israel. Nos dias do Mashiach será diferente porque todos os povos se submeterão a Ele.
b)      João 9:31  Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus e faz a sua vontade, a esse ouve.
At 10:28, 34, 35  E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um varão judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo. 34 ¶ E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; 35 mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
c) Mediante conversão e união ao Deus e ao povo de Israel, passando assim a herdar a bênção de Abraão:
Gênesis 12:3  E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gênesis 26:4  E multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas estas terras. E em tua semente serão benditastodas as nações da terra,
Gálatas 3:8  Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
Gálatas 3:29  E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.
Isaías 56:6  E aos filhos dos estrangeiros que se chegarem ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu concerto,
Efésios 2:16-19  16  e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. 17  E, vindo, ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto; 18  porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. 19 Assim quejá não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus;

  1. Gentios são vítimas de oportunistas e enganadores. Como conhecer se alguém é profeta? Milagres e profecias são argumentos para quê?
Para definir se alguém é mesmo profeta. Só isto.
Atos 17:10-12  E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. 11  Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estascoisas eram assim. 12  De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos varões.
Atos 15:12  Então, toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.
Êxodo 4:30  E Arão falou todas as palavras que o SENHOR falara a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo.

  1. Como conhecer os falsos profetas? Devemos temê-los?
Pelos seus ensinamentos - Ver Dt 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário