segunda-feira, 26 de março de 2012

QUE É A CINA? QUEM PODE FAZER PARTE DESTA INSTITUIÇÃO?


A Instituição e seus objetivos

1.QUE É A CINA? QUEM PODE FAZER PARTE DESTA INSTITUIÇÃO?

É uma instituição religiosa que atende aos interesses da comunidade Israelita da Nova Aliança. Dela participam judeus que aceitam a Yeshua (Jesus) como o Messias e a Nova Aliança feita entre D-us e Seu povo e gentios (goim) de todas as demais nações, convertidos ao verdadeiro D-us.
Todos os que reconhecem a Yeshua, mas que não podem confessa-Lo publicamente entre seu povo; aqueles que não aceitam o Jesus desfigurado pelos chamados “cristãos” de nossos dias e os bney anussim, ou descendentes dos judeus forçados á conversão pela inquisição a partir do século XVI.

2. QUAIS SÃO SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS?
a) Agregar e manter unidas a todas as pessoas que almejam servir ao D-us de Israel, crendo em Yeshua (Jesus) como o Messias e abraçando a Nova Aliança.
b) Dar a oportunidade aos judeus de sangue e aos descendentes dos cristãos-novos (bnei anussim), que aceitam a Yeshuah Hamashiach, de poderem expressar sua fé e aceitação da Nova Aliança, sem abrirem mão de seu judaímo;
c) Espalhar, pelos meios disponíveis, as boas novas, fazendo conhecido os planos de HaShem para o estabelecimento do Reino Milenar de restauração do planeta (Yemei Mashiach – dias do Messias) e do Olam Habah (Reino Vindouro/Nova Terra).
d) Dar todo o suporte para a formação de grupos em cada lugar.
e) Criar e manter entidades e programas que contribuam para o atendimento à congregação  israelita da Nova Aliança e sua interação com a sociedade em geral.
f) Manter relações fraternais com a comunidade israelita em geral.

A Origem e a veracidade da CINA

3. QUAL É A ORIGEM HISTÓRICA da CINA?
Cremos que os judeus que creram em Yeshua e na Nova Aliança, formaram a Kehilat Eloyim, ou a CINA do primeiro século. Esta floresceu, mas parte dela caiu em apostasia logo após o passamento dos apóstolos, conforme profetizado por Shaul HaShaliach. No entanto, a partir do IV século, uma parte desta, mesmo sob perseguição, subsistiu isolada no deserto sob a proteção divina e veio a se manifestar depois do surgimento da Reforma e da liberdade religiosa. Yeshua disse que ela não seria destruída e que Ele mesmo estaria com ela, até o fim dos tempos. Seria a parte vigilante, que guardou o que tinha.
Nós nos inserimos como parte deste remanescente.
Mateus 16:18  TB “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela.” 
Mateus 28:20  “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Atos 20:28-30 “Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai...”
Apocalipse 3:11  Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Apocalipse 12:14  E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.
Apocalipse 12:6, 17  E a mulher fugiu para o deserto, onde  tinha lugar preparado por Deus para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias...E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo.

4. O que garante ser a CINA  a verdadeira e a congregação original de Yeshua?

a) Pelos acontecimentos e as profecias em cumprimento, vivemos no final dos tempos.  Se esta congregação existe, como de fato existe; ela está em algum lugar...e não pode ser desconhecida;
b) Ela não pode ser envolvida com a apostasia introduzida pela religião romana, e aí é fácil de se conhecer, comparando seus ensinos com os de Babilônia (Ap 2:20 e 18:4);
c) Não é uma instituição recente ou estabelecida nestes tempos;
d) Não teve seu início o estabelecimento fora de Jerusalém;
e) Tem que ter pureza e plenitude doutrinária (Ef 2:20);
f) Sua busca constante pela unidade; (João 17:11. 21, 22; 1 Co 1:10);
g) Seus líderes devem ser  provados, irrepreensíveis e de bom testemunho (2 Tm 2:15);
h) Sua expansão pelo país (Mt 24:14; At 1:8);

A CINA e as demais instituições

5.  Poderíamos exemplificar alguns princípios doutrinários, praticados ou deixados de lado, que desqualificam uma religião ou que a identificam e vinculam com a religião apostatada?
Podemos enumerar;
a) Trindade;
b) Domingo;
c) Natal;
d) Imortalidade da Alma;
e) Morada no Céu;
f) Abandono da Torah;
g) Abandono das tradições, costumes e festas judaicas do primeiro século;
h) Batismo trinitário;
i) Batismo infantil;
j) Aspersão, como batismo;
l) Vinda futura do anticristo.

6. Além de desqualificar uma religião, que mais de grave implica este vínculo? As pessoas sinceras teriam algo a perder, se permanecerem nestas religiões?
a) Sim. Se tornam participantes de suas obras e de sua recompensa.
“Saí dela, povo Meu para não ter parte... “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas.” (Ap 18:4).
b) Devem romper com Jezabel e com a idolatria:
“Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.” . (Ap 2:20 ARA)
“Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.” (Ap 2:20 ARC)

7. Qual é a diferença entre a CINA e os judeus messiânicos e judeus adventistas?
Ainda que parecidos, mas vejamos algumas diferenças importantes:
a) Os judeus messiânicos fazem distinção entre membros judeus e membros gentios. Os gentios, não precisam, necessariamente, observar a Torah, bastando-lhes os sete princípios de Noé.
b) Mantém princípios que os vinculam aos protestantes e à igreja romana;
c) São protestantes, conservam batismos e ordenações, apenas variam a liturgia;
d) Têm interpretações diferentes, no campo das profecias.
Judeus adventistas: Objetivam converter os judeus ao adventismo, mesmo os que possuem uma sinagoga denominada “Bnei Tzion” (Filhos de Sião).

Uma Nova Aliança

8. Que significa Nova Aliança? Mudaram de religião os discípulos? Por que cresceu e que  classe de pessoas uniram-se a esta congregação?
A primeira aliança foi o casamento de D-us com Israel no Sinai e consistia na proposta da Lei divina e da promessa de aceitação e cumprimento por Seu povo. Muitas vezes HaShem se aborreceu da forma como parte de Seu povo a cumpria, ou não cumpria,  e falou de uma Nova Aliança.
Isaías 1:14  As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.
Amós 5:15, 21, 22  Aborrecei o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo; talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, se compadeça do restante de José...Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer. E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados.
Jeremias 31:31-34  Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR. 33  Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 34 Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.
Hebreus 8:8  Pois, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o Senhor, E estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança,
Hebreus 10:16, 17  Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre.

Fatos na Nova Aliança:
Jeremias 31:31-34:
a) É um concerto diferente do primeiro;
b) Continuaria sendo com a Casa de Israel e a Casa de Judá;
c) A Torah seria escrita nos corações;
d) Todos conheceriam a Adonai;
e) O Eterno se identificaria como o D-us de Seu Povo;
f) Com perdão e esquecimento dos pecados

Hebreus 12:24  e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Hebreus 9:15  Por isso ele é mediador de uma nova aliança, para que, tendo intervindo a morte para a redenção das transgressões que havia debaixo da primeira aliança, os que têm sido chamados, recebam a promessa da eterna herança.
Mateus 26:28  Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.

Concessão de Ruach HaKodesh:

a)      Quebrantamento para cumprir a Torah
b)      Para ensinar a cumprir a Torah
c)      A pregação passa a ser por todos;
d)      Dons: Poder para credibilidade e expansão;

Ezequiel 36:26, 27: E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne.,E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.

Ver no Tanach:
Joel 2:28, 29: E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.

A Torah será ensinada no Milênio:
Isaias 2:2-4: Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém. Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
Miquéias 4:2  Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião procederá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém.
Zacarias 8:20  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda sucederá que virão povos e habitantes de muitas cidades;
Zacarias 8:21  e os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do SENHOR e buscar ao SENHOR dos Exércitos; eu também irei.
Zacarias 8:22  Virão muitos povos e poderosas nações buscar em Jerusalém ao SENHOR dos Exércitos e suplicar o favor do SENHOR.
Zacarias 8:23  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu e lhe dirão: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.
Isaías 51:4,5 Atendei-me, povo meu, e escutai-me, nação minha; porque de mim sairá a lei, e estabelecerei o meu direito como luz dos povos. Perto está a minha justiça, aparece a minha salvação, e os meus braços dominarão os povos; as terras do mar me aguardam e no meu braço esperam.

Formatos Congregacionais


9. Já que a CINA é formada de Judeus e Gentios convertidos, como ela faz para acomodar pessoas de culturas diferentes?”
Funcionamos em dois formatos: Congregacional e sinagogal.
a) Por que dois formatos e e qual é a diferença entre ambos?
b) Os gentios convertidos ficam num lugar e os judeus no outro?
c) Já que o formato sinagogal é mais litúrgico e acomoda mais aos judeus, poderíamos considerá-lo, então superior ao congregacional, mais espiritual...?
d) Na CINA, os judeus são considerados superiores aos gentios? Ocupam as funções mais importantes?
e)      As funções administrativas são iguais em ambos os formatos?

10. Vamos falar dos serviços congregacionais nos dois formatos, Congregação e Sinagoga. São iguais?
Não. Como temos dito, as congregações tem o mesmo nível espiritual, mas a liturgia é diferente, sendo mais ortodoxa, na Sinagoga.
Em ambos os formatos os serviços mais importantes, além das festividades, são feitos no Shabat: Cabalat Shabat, Shararit e Havdalah.

Cabalat Shabat: Recebimento (da Rainha) do Shabat -  Sinagogal e congregacional
Shararit: Sinagogal e congregacional
Havdalah: Sinagogal e congregacional


11. Como são os serviços devocionais? Como se comporta o povo?
São muito alegres com canções e danças israelitas de adoração, como nos cita o salmo:
Salmos 150:4  (RC) Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.

Salmos 149:3  (ARA) Louvem o seu nome com flauta, {ou dança} cantem-lhe o seu louvor com adufe e harpa.
Salmos 149:3  (TB) Louvem-lhe o nome com danças; Cantem-lhe louvores com adufe e harpa.
Êxodo 15:20  A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças.
Juízes 11:34  Vindo, pois, Jefté a Mispa, a sua casa, saiu-lhe a filha ao seu encontro, com adufes e com danças; e era ela filha única; não tinha ele outro filho nem filha.
1 Samuel 21:11  Porém os servos de Aquis lhe disseram: Este não é Davi, o rei da sua terra? Não é a este que se cantava nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?
1 Samuel 29:5  Não é este aquele Davi, de quem uns aos outros respondiam nasdanças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?
2 Samuel 6:16  Ao entrar a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.
1 Crônicas 15:29  E sucedeu que, chegando a arca do concerto do SENHOR à Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, olhou de uma janela e, vendo a Davi dançar e tocar, o desprezou no seu coração.
Lucas 15:25  Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.

12 . Sinagogas e Congregações, sendo sistemas diferentes têm um mesmo tipo de administração?
Não. Nas congregações temos um líder principal (Rosh)  e mais líderes auxiliares, se necessário, atuando como zakenim (anciãos ou presbíteros). Temos os shamashim (servos, diáconos) e os demais oficiais para os diversos serviços.
Nas sinagogas a estrutura é diferente e temos no mínimo dez homens, formando o minian, além do líder (Rav, rebe), que seria o rabino,  o Hazan (responsável pela condução das orações) e o Gabai (      ).

Sistema Administrativo da CINA

13. Por que o sistema administrativo da CINA é centralizado? Sob a autonomia as congregações não funcionariam melhor, não prosperariam mais?
Não existiriam muitas congregações, se o sistema de governo fosse autônomo. Autonomia é sistema egoísta que basicamente, só pensa em si. Na verdade, centralizados  podemos distribuir melhor os serviços do ministério, o atendimento e pelos recursos unificados, expandirmos a mensagem, levando-a os lugares mais distantes e estabelecendo congregações aos lugares mais pobre e inacessíveis.

Desvantagens da Autonomia:
a) Mau administrador:
em sempre é sinal de prosperidade. Um mau administrador poderá consumir os recursos locais e estabelecer um governo déspota, além dos prejuízos espirituais, uma vez que este não está subordinado hierarquicamente a ninguém. Salomão disse:
Provérbios 11:14  Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão deconselheiros há segurança.
Provérbios 15:22  Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitosconselheiros há bom êxito.
Provérbios 24:6  Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão deconselheiros está a vitória.
b) Falta de unidade:  A unidade é essencial para o crescimento e estabilidade da Obra. D-us viu unidade nos construtores da Torre de Babel e o único meio de paralisar seus intentos, foi fazer com que não se entendessem mais (fossem autônomos).
Gênesis 11:5-7 Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; 6  e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. 7  Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro.
Yeshua disse que o sucesso da pregação dependeria da unidade de Seus seguidores:
João 17:21  a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
Mateus 12:25  Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reinodividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.

14. Como a CINA funciona administrativamente? Como se mantém a instituição?”
Temos duas administrações: Material, e espiritual ou ministerial.
a) Explique melhor porque duas administrações.  Bem, a material tem à frente uma diretoria administrativa que trata dos assuntos seculares, tem presidente, vice, tesoureiro, secretário, funcionários, etc.
A Ministerial é formada do Conselho de Anciãos, tendo na Sede o presidente deste conselho. Neste se definem questões de ordem doutrinária, espiritual e ministerial.
b) A diretoria administrativa interage com o Conselho de Anciãos nos seus assuntos?
c) O Conselho de Anciãos resolve todos seus problemas sozinho ou consulta os demais líderes congregacionais?

Importante: Nesta administração participam líderes de ambos os formatos: Congregação e Sinagoga.

15. Como é a hierarquia governamental?
Como já dissemos, no topo e abaixo de HaShem,  estão as duas administrações centralizadas na sede nacional da Instituição.
Temos líderes (Roshim), regionais, distritais, itinerantes e líderes locais.

Conselho de Anciãos: Líderes mais antigos, capazes e conceituados, escolhidos por tempo determinado.
Roshim (líderes congregacionais), distritais, regionais e Itinerantes
Líderes e oficiais de Sinagoga.

Manutenção e bens da Instituição

16. Como a Instituição se mantém, financeiramente falando?
Os fiéis, contribuem com dízimos, ofertas e doações especiais, entregues às congregações locais ou remetidas diretamente à sede nacional. As Congregações, sinagogas e grupos, mediante acordo ministerial, enviam uma porcentagem de suas arrecadações regulares à sede, permanecendo no local somente o necessário para seu funcionamento. A Instituição compartilha estes recursos, promovendo meios para divulgação da mensagem, estabelecendo novos grupos e assistindo a todas as congregações em suas necessidades.

Com referência aos bens congregacionais: A quem pertencem?
Todos os bens, pertencem legalmente à instituição ou à comunidade, como um todo, exceção aos grupos registrados localmente, que, mesmo assim, seus estatutos regem e definem o destino dos bens, dirigindo-os, em instância final, à CINA..
a) Em que isto favorece? Os membros não se prendem ao material; previne-se dissidências e, caso isto ocorra, favorecem os fiéis, os que permanecem.
b) A idéia não seria também dividir tudo com todos? Podemos dividir tudo com as congregações mais pobres.

Admissão/Conversão

17. Quanto à admissão de novos membros ou de grupos interessados: como funciona? Por que a CINA não aceita como válidos batismos e funções oriundas de outras instituições religiosas?

a) Aceitação da Nova Aliança
b) Aceitação de Yeshua como o Mashiach
c) Aceitação da Tevilah (batismo)
18. Para me converter, tenho que renunciar as religiões anteriores, certo? Vou ter que deixar de crer em D-us e em Jesus Seu Filho?
Não, mas vai conhecer melhor a D-us; saber que Ele é único (Echad)” e que não é componente de uma trindade. Vai conhecer Seu caráter, ao conhecer a Torah e saber como santificar-se ou separar-se dos demais povos e suas religiões. Vai conhecer realmente a Yeshua, o Messias, varão judeu e Mediador da Nova Aliança.

19. Que passos a pessoa interessada deve dar?

a) Adquirir o kit “Conversão” pelo correio ou baixa-lo pelo site: (1. Princípios de Fé; 2. Compromisso de Admissão CINA; 3. Como fazer parte da CINA; 3. Vídeo Institucional).
b) Estudar e conhecer os princípios básicos de fé
c) Estudar, conhecer e concordar com o cumprimento do estatuto da CINA
d) Assinar e enviar o Compromisso de Admissão. Manter consigo duas cópias.
e) Solicitar sua tevilah (batismo)
f) Cooperar com as despesas do deslocamento e hospedagem de um Rosh em seu atendimento.

20. É verdade que na CINA os judeus de sangue, não precisam abandonar suas práticas religiosas e podem seguir freqüentando suas sinagogas?
Sim. Os judeus não mudam de religião ao unirem-se aos israelitas da nova aliança e nem abrem mão de suas tradições e comunhão com os demais judeus. Para o judeu, abraçar a nova aliança e aceitar a Yeshua como seu Messias significa crescer espiritualmente.

a) Então é possível a um não judeu unir-se à CINA?
Sim. O não judeu ao se converter de sua religião ou de seus deuses, ao verdadeiro D-us, deve unir-se ao nosso povo para ter parte na mesma herança de nossos pais e de nosso povo. Ele fica na condição de um ramo de zambujeiro enxertado na Oliveira, Israel.
b) E como isto ocorre?
Após a conversão e a aceitação de um compromisso mínimo, estes devem passar pela tevilah (batismo) em nome de Yeshua. Não é válido batismos anteriores.
c) Que tipo de judeus se unem à CINA?
Todos os que reconhecem a Yeshua, mas que não podem confessa-Lo publicamente entre seu povo; aqueles que não aceitam o Jesus desfigurado pelos chamados “cristãos” de nossos dias e os bney anussim, ou descendentes dos judeus forçados á conversão pela inquisição a partir do século XVI.
d) Devem estes abandonar seus costumes, a Torah, as festas e enfim, afastarem-se de seu povo e de suas sinagogas?
De modo nenhum.  Os shalichim de Yeshua seguiram freqüentando as sinagogas, participando das festas e indo ao Templo.
21. E os membros e líderes religiosos: também seguem frequentando suas instituições anteriores? Como ficam os grupos que se unem? Os líderes perdem e estão totalmente fora de suas funções? E seus compromissos financeiros, já que passam a contribuir com a CINA?
Não. ´E um arranjo para inutilizar o sacrifício de Yeshua, de Seu sangue, para oferecer um meio de salvação ou aprimoramento por méritos ou obras próprias e nulificar a ressurreição do Mashiach e a nossa.

22. Como e quando se dá a integração destes líderes?
Depois de um período de observação, que varia de um a dois anos. Durante este tempo o líder interage com a CINA com seu grupo, tendo funções ministeriais limitadas. No final, uma avaliação é feita e o líder recebe oficialmente um reconhecimento e uma função ministerial, que o habilta a fazer todos os serviços. Este tempo serve para ambos, CINA e grupo interessado avaliarem suas relações e interesses.

23. ONDE SE SITUA E COMO ESTÁ ORGANIZADA a CINA?
Nossa sede atual, em 5767 ou 2006 do Calendário gregoriano, está em Curitiba – PR. Mas nossas congregações estão espalhadas por todo o Brasil, além de outros países..

Solicite já o KIT CONVERSÃO, assista ao DVD incluso  e solicite sua Tevilah (batismo), mediante o envio do termo de Compromisso devidamente preenchido para nossa sede em Curitiba.

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